terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DOAÇÃO POÉTICA...

RENATA BEIRO e OTTON BELLUCCO


Brinco com afinco...
Brinco sem domínio
e trinco a redoma
que nos força
ao suplício
do cotidiano
ao serviço do hábito
que tudo torna
normal,
até serviçal
a consciência
do malquerer;
esquecida
de um simples
‘bem-me-quer’,
do ‘bom dia’,
da gentileza
de ceder a vez...
Assim me fez,
por tanto querer,
ser da poesia
patrão e freguês...
Quis sua quietude,
sua morada...
Nela me embalo,
abalo, desabo
se feliz, se consternada...
Facúndia de mim,
fecunda em mim
doses largas
de palavras
que dão sentido
às angústias
passageiras,
profundas,
profusas,
ligeiras...
Larvas d’ideias
frágeis, impuras,
nascem sem asas,
sem pernas, sem teto,
desnudas...

Mesmo assim,
o mistério do tempo
nos prega peças:
Ideias cavam, cravam,
crescem, exortam, liberam,
expulsam do coração
o sofrimento;
exorcizam, enxotam,
debocham do desdém
das críticas invejosas!...
A poesia ri p’ra mim,
enquanto rio delas;
e me transcende
e me ascende
às alturas
claras e escuras
do contentamento...
Não sou mais refém
do iníquo ditame
das parcas e porcas
verves dos vermes
que me invejam...
Sigo em frente,
mas, entrementes,
a vergonha me invade
de ser da mesma espécie
que desperdiça a vida
ao expelir, entredentes,
a sua peçonha covarde...
Vê, em mim arde
um Sol entre nuvens
nunca carente de Musa.
Minha pena oferta beleza
etérea, terrena... Exulta
ao revés da Lua
que forma minhas marés
e tormentas...
Mesmo se pena
em dores ocultas
e parto difícil,
a poesia se doa
e oferece um abrigo...


Fotografia: Ivam Guarani-Kaiowá Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário